quinta-feira, 5 de novembro de 2009

OUTRA VIAGEM TREINO


Nova Viagem

Seguindo a seqüência de viagens que programamos para treinamento, neste feriado do dia 2/11 fomos a São Paulo visitar a Adri e o Tony, que além de serem ótimas companhias sempre nos recebem de braços abertos.
Saímos no sábado dia 31 as 07h30min e chegamos lá às 18 h, retornando na segunda dia 02 às 8:00 hs e chegando as 18:30 hs, com um total de 1.431 km rodados.
Enfrentamos tanto na ida como na volta temperaturas muito altas, o que nos fez realizar paradas longas para descanso e hidratação.
Como treinamento valeu pela viagem realizada sob calor, pois até agora em nossas viagens havíamos enfrentado muita chuva, e o calor nos fez chegar a definições sobre as roupas a serem utilizadas. Outro fato foi o de termos enfrentado bastante turbulência, o que permitiu ao longo da viagem fazer ajustes na altura da bolha (para brisa), o que diminuiu muito este efeito provocado pelo vento.
E por fim valeu para acompanhamento da autonomia da moto com os acessórios, que fez uma média com vento e turbulência de 18 Km/l, e sem vento e na velocidade da pista foi superior aos 20 Km/l.
Dois novos acessórios foram utilizados, a grade instalada acima do baú traseiro para acomodar carga e a mala de tanque presa com velcro, sendo que os dois foram aprovados.A moto terminou a viagem com 4879 Km rodados nestes 48 dias que está conosco.

Adri e Tony


terça-feira, 27 de outubro de 2009

PREPARATIVOS

Como Estamos nos Preparando

A experiência adquirida no Projeto Rumo Sul está valendo e muito na preparação deste novo projeto, pois naquela viagem entramos no grupo dois meses e meio antes da partida, e nem sequer moto tínhamos, contamos e muito com a ajuda do Sílvio e do Graciano que nos passaram as dicas para a preparação da moto e compra das roupas. Já a nosso favor tínhamos a preparação física, pois tanto eu como a Ana estávamos freqüentando academia.
Para este projeto os preparativos estão desta forma:
Condicionamento físico – Estamos nos preparando de duas maneiras, na academia e na própria moto, pois estamos rodando bastante e novos passeios estão programados.
A moto - Está praticamente pronta, apenas melhorando alguns acessórios para maior conforto, segurança e desempenho.
Roupas - A nossa maior atenção está sendo dada mesmo para as roupas, pois na viagem anterior a pressa não nos permitiu testá-las o suficiente, o que veio a nos causar alguns problemas e algum desconforto, mas desta vez com o tempo a nosso favor estamos corrigindo isto, e os passeios estão nos permitindo avaliar e se necessário corrigir os problemas. Entre eles posso citar a capa de chuva, que ficou muito justa quando colocada por cima da jaqueta da moto, ocasionando a entrada de água pela gola por não fechar direito no pescoço, agora compramos capas de tamanha maior, no entanto ao levá-la numa viagem onde pegamos muita chuva nos deparamos com outro problema, pois a capa fechou muito bem na jaqueta, mas a calça ficou extremamente grande, o que me fez deixá-la de lado e usar só a parte de cima, o que resultou na entrada de água nas botas e na cintura, como teste valeu, e a solução encontrada será usar a parte superior da capa nova e a inferior da antiga. Já para evitar que entre chuva nas botas a solução será a compra de um tipo de galocha, que pode ser guardada no bolso da calça.
Outro problema encontrado na viagem anterior quando saímos de Ushuaia, foi o frio que passei quando rodamos um longo trecho na sombra das montanhas, minhas mãos e pés adormeceram e doíam muito, mesmo com três luvas e duas meias, agora a solução encontrada foi a compra de um par de meias próprias para neve e luvas X-termo mais grossas.
Todos estes cuidados são necessários, pois, por experiência própria, percorrer longos trechos diários com frio, molhado, calor ou ainda com algum tipo de dor muscular causa desconforto e desconcentração, o que podem ocasionar acidentes e também transformar uma viagem de prazer em martírio, sabemos que erros com certeza serão cometidos, mas estamos tentando minimizá-los para tornar o Projeto Andes 2010 o mais agradável possível, e desta forma aproveitar o máximo, e como disse o meu amigo Sílvio em Comodoro Rivadavia-AR quando por lá passamos - “Trazer as imagens das fotos e do monitor do meu micro diretamente para os meus olhos”.

NOVO ENCONTRO

Mais Uma Reunião do Grupo

Aconteceu um novo encontro do grupo, desta vez em São Joaquim-SC, onde além de mais acertos da viagem descemos a Serra do Rio do Rastro, que apesar da chuva e de não podermos apreciar a paisagem valeu pelo passeio e também por proporcionar mais testes dos equipamentos e acessórios a serem utilizados. O fato negativo foi a notícia trazida pelo Graciano de que o Sílvio e a Cátia não irão mais conosco na viagem, mas eu sinceramente acho que há ainda alguma chance de tê-los conosco e ter o grupo completo novamente, pois os dois farão falta, não só pelas pessoas maravilhosas que são, mas ele é uma enciclopédia sobre duas rodas e ela a tranqüilidade em pessoa e também a nutricionista do grupo.





A TERCEIRA

Mais Uma Moto Chega ao Grupo

A terceira XT660 está chegando, agora a azulona do Vilson que vem para se juntar a colorada e a pretinha, deve ter sido uma festa só, porque o homem tava "agoniado".



terça-feira, 20 de outubro de 2009

DESTINO

O PERCURSO

Não há um roteiro ou um destino fixo, o que há é um roteiro previsto, mas o objetivo não será cumpri-lo, mas sim aproveitar ao máximo o percurso, ou seja, se na metade do período previsto não chegarmos a metade voltaremos, e quem sabe numa próxima vez voltar para terminá-lo.
O roteiro proposto tem como objetivo a visita a três pontos principais, Salar de Uyuni, Machu Picchu e San Pedro de Atacama.


Machu Pichu - Peru



Geisers em San Pedro de Atacama - Chile



Salar de Uyuni - Bolivia








quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VEÍCULOS

OS VEÍCULOS DO PROJETO
O Jorge e a Denise, que fazem as viagens de carro, substituiram a Patagônica S-10 por uma Pajero Sport, já os motociclistas optaram para este projeto substituírem as guerreiras Honda Falcon 400cc do Projeto Rumo Sul por motos Yamaha XT660R, e os motivos são basicamente dois, por utilizarem injeção eletrônica e motor com maior potência, itens fundamentais para a transpormos a Cordilheira dos Andes. A primeira moto a chegar ao grupo foi a vermelha do Graciano, e depois a preta do Carlão/Ana, as outras estarão em breve junto a nós.





As motos (por enquanto) do Projeto

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO ANDES 2010

PROJETO ANDES 2010

Este projeto nasceu na verdade ao final do Rumo Sul, pois jogamos no ar que uma nova viagem seria realizada em 2010, e como o grupo permaneceu unido e após acompanharmos a viagem através do blog do casal Fagundes e Luciane a Machu Pichu o novo destino ficou claro.
O grupo inicial aumentou, pois se juntou a nós o Vilson e a Dores, que estão conosco desde o primeiro encontro do grupo em Tapes-RS.
Agora corremos contra o tempo, temos que nos preparar que a hora está chegando, e gostaríamos que na hora da partido o grupo estivesse completo, pois entramos neste sonho juntos e queremos realizá-lo juntos.
Primeira reunião do Grupo Andino em Tapes-RS




Segunda Reunião do Grupo em Tainhas, próximo a Cambará do Sul-RS


O INÍCIO

PROJETO RUMO SUL

O projeto Rumo Sul foi uma viagem que teve como destino o Sul da América do Sul, visitamos Ushuaia, Perito Moreno, Torres Del Paine e Fitz Roy. Nesta viagem o grupo foi formado na última hora, pois foi inicialmente planejada pelo Sílvio e um ano e meio antes o Graciano se juntou a ele, dois meses e meio antes entramos eu e a Ana, quinze dias antes o Jorge e a Denise e uma semana antes a Cátia. A viagem foi inesquecível e fantástica.

Ushuaia





Perito Moreno





Torres Del Paine


Fitz Roy