quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

10º dia – 31/01/10 – Tolar (BO)-Puno (PE)

Hoje foram 323km com uma fronteira. Fronteira é sempre complicado. Chegamos em Puno pelas 3hrs da tarde e só então fomos almoçar. Nas proximidades da fronteira já avistamos o Titicaca (lago navegável mais alto do mundo). Tiramos algumas fotos.
Conversando com o guarda da fronteira ele comentou que o Brasil é o maior país do mundo, e eu disse que não, que ele é o 5º. E ele disse sim ele é o 5º, mas os brasileiros acham que o Brasil é o maior. Eu fiquei impressionada com a visão que eles têm da gente. Mas, ele foi super simpático.
Nesta região do altiplano existem as cholas (são mulheres vestidas com trajes típicos). Eu tinha lido sobre o assunto, mas achava que se via no interior uma ou outra. Me enganei: Elas dominam a nossa visão. Para onde se olha se acha uma, ou duas, ou dez. E o interessante é que são iguais, mudam a cor da roupa, mas o resto é igual, a roupa é igual, o cabelo é igual, o rosto é igual, não sei como elas não se confundem!).
As casas aqui também são diferentes. Elas geralmente não são rebocadas, não tem telhado e ficam os ferros das colunas apontados para cima da casa. É porque aqui no Perú, o imposto é cobrado só de quem já terminou a casa, ou tem desconto para quem está em obra, uma coisa assim, então ninguém termina. Legal né...
Hoje tinha festa na cidade, mas eu fiquei ruim e apos o almoço só vi a cama do hotel. Faz parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário