quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

19º dia - 09/02/10 - Uyuni (BO)-LaQuiaca (AR)

O dia de hoje na minha opiniao foi o pior da viagem.

Tinhamos duas opções: voltar a Potosi e pegar aquela estrada ruim de anteontem e demorar dois dias para ir a Argentina (200km mais 400km, tudo chão), que o Graciano tinha avisado que “era dureza”, ou pegar 300km de estrada de chao em apenas um dia, sendo que os primeiros 200 seriam piores que o de anteontem. Mas, pior como exatamente? Resolvemos arriscar. fomos direto!

Nos primeiros 60km levamos umas 3 horas para fazer. paramos 3 vezes. Na primeira um rio para atravessar, onde a água tapava boa parte da roda da moto. Para ajudar o rio era largo e tinha correnteza. Bateu aquele medão! (ah... eu ja estavava no carro... como sabiamos que a estrada era muito ruim, eu ja saí de Uyuni no carro, para não atrapalhar a moto). Mas, deu tudo certo. o carro e as motos passaram trabalho mas venceram.

Um pouco mais adiante, quando estavamos começando a relaxar, o Carlão "se foi ao chão", por causa de uma das inúmeras partes lameadas da estrada. E o Vilson, quando foi parar para ajudar, se foi ao chão também. Isso que é parceria! Eles não se machucaram, que é o principal! mas, a moto está um pouco diferente... perdemos a bolha, o farol e 2 dos 3 baús. Dá uma peninha olhar para ela.

Depois disso, o dia perdeu um pouco o clima. Ficou aquela “tensão”.

E logo em seguida, antes que conseguissemos relaxar denovo, mais um rio. Mas, esse parecia ser mais ameno. Quando chegamos, as motos já estavam do outro lado. Então fomos direto. Não deu certo! O carro encalhou. Ficamos ali mais ou menos uma hora. A sorte foi o rio estar ao lado de uma minuscula vila. Logo o pessoal veio ajudar. E depois de muuuuito trabalho, saímos dali. De obstáculos, foram apenas esses tres, mas após esses 60km, logo começamos a passar por uma “serra”. Lindo o lugar!, mas muito, muito perigoso. Descidas ingrimes, areia solta, curvas que pareciam ter 360º e um penhasco sempre a nossa direita sem nenhuma proteção. Qualquer descuido ali seria um “tchau”.

Mas, ali foi apenas a tensão mesmo.

Chegamos na Argentina era umas 18hs (saímos as 8 de Uyuni). Nunca pensei que ficaria tão feliz vendo a placa: “Bem vindos à Argentina”. Mas, não se preocupem... isso passa!

O dia de hoje faz jus ao termo aventura!

Um comentário:

  1. Fiquei procupada, agora que li o que aconteceu com vocês, ontem. Meu coração apertou tanto qdo li sobre o Carlão! Apertou mesmo!!! Que bom que deu tudo certo e que nada aconteceu com ele!!
    Sobre a moto, depois se conserta né?!
    Amo muiiiito muiiiito muiiiito vocês.
    Eu amei o torpedinho de hoje!! Graças a ele que não estou realmente preocupada...
    Verdade!!
    Amooooo vocês!!
    Super beijos gigantes e fiquem com Deus!!
    Curtam muito estes 2600km que faltam tá?!
    bjos
    adri

    ResponderExcluir